Rodrigo Silva da Rocha, músico, compositor e professor de violão começou sua carreira no bairro Menino Deus em Porto Alegre num pequeno quarto de seu apartamento, onde dava aulas particulares de violão e guitarra. Nessa época, percebeu que seus alunos tinham bastante necessidade de manutenção dos instrumentos. Com suas habilidades manuais e algumas ferramentas a disposição começou a realizar pequenos consertos nesses instrumentos e surgiu grande interesse por essa ocupação.
Rodrigo então resolveu se aprofundar nas técnicas e encontrou o luthier Hélio Fagundes, profissional da região que foi seu primeiro professor com quem aprendeu o procedimento completo de regulagem (setup).Com esse conhecimento obtido começou a atender a demanda de instrumentos de seu bairro e arredores.
Foi então com o luthier André Moraes e seu irmão, Alfredo Moraes, que aprimorou seus conhecimentos em construção de instrumentos sólidos e teve as primeiras noções físicas da acústica e funcionamento dos instrumentos.
A medida que os primeiros violões foram sendo construídos, Rodrigo desenvolveu inúmeras ferramentas e gabaritos para tornar a construção mais confiável e padronizada. Criou seu próprio modelo de violão de nylon clássico, com modelo exclusivo de leque harmônico e obteve destaque na projeção sonora do instrumento. Os violões alcançaram notoriedade desde os músicos eruditos até os músicos de samba e choro, passando também pela música tradicional gaúcha.
Atualmente, Rodrigo tem sua produção de violões estabelecida na cidade de Santa Maria/RS e segue aperfeiçoando seu trabalho sempre em busca de uma sonoridade cada vez melhor e equilíbrio entre frequências do tampo.